Como surgiu a primeira motocicleta

A maioria das pessoas acreditam que a primeira motocicleta foi a criada por Gottlieb Daimler em 1885. Ela não foi a primeira motocicleta inventada, mas a foi a primeira a utilizar o sistema de explosão e utilizava gás para isto. O fato é que existem várias reivindicações para o título de "A primeira motocicleta do mundo", com muitas controvérsias nos critérios do que seria uma motocicleta nesta época pré-histórica das motos.
O título de inventor da primeira motocicleta cabe ao Sr. Sylvester Howard Roper que, em 1869, criou a motocicleta a vapor, quase 20 anos antes do modelo criado por Daimler. O modelo tinha como propulsor um motor a vapor com dois cilindros de 2,5 polegadas com 5 polegadas de curso. Alguns negam o "status" de "motocicleta" ao invento de Roper por se tratar de um motor a vapor e não a combustão.

Modelo criado por Roper 1869
Em 1º de junho de 1896, em Charles River Parker - Boston, Roper fez 3 voltas num circuito de 1/3 de milha, mantendo a média de 30 milhas por hora, aproximadamente 48 km/h. Em Dorchester Avenue, em uma corrida de uma milha, sua média foi de 40 milhas por hora, algo em torno de 65 km/h. Em ambas as situações utilizou o modelo criado em 1894.


Modelo de 1894
O modelo de 1894 utilizava como base uma bicicleta Columbia 36, fabricada pela Pope Mfg. Co., que utilizava uma pequena caldeira sobre uma fornalha de carvão. Pesava 150 libras (aprox. 75 kgs) e sua autonomia era de aproximadamente 7 km.
Durante testes em 1896, Sylvester Howard Roper sofreu um acidente fatal. O jornal Boston Daily Globe descrevia com detalhes o ocorrido. Segundo declarações de testemunhas, a motocicleta de Rover apresentou instabilidade na roda dianteira, fazendo com que perdesse o controle e fosse jogado para fora da pista. Roper ficou parado sob a roda e então foi constatada a sua morte. Segundo o Dr. Welcott, que examinou Roper, ele teria morrido não da queda e sim de um ataque cardíaco ainda sobre a motocicleta.
Roper nasceu em Roxburry, Massachusetts - EUA, em 1823 e dedicou os últimos 30 anos de sua vida a inventar e aperfeiçoar as motocicletas a vapor. Da invenção da primeira, em 1869, até a última em 1896, acredita-se que Roper tenha criado 10 modelos destas motocicletas a vapor.


Compartilhar Google Plus

Autor Geração Wi-fi - Conectados em Cristo

“Não tenha limites, viva uma aventura, a adrenalina é melhor quando sentida ao extremo” #Pistao Envenenado.

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial