A
moto de trilha não precisa, necessariamente ser uma especial, com grande
numero
de modificacoes mecanicas e esteticas. Entretanto, algumas alterações são
interessantes
e mesmo necessárias para que voce sinta-se a vontade para encarar as
trilhas
com menor grau de sofrimento possível e o principal, segurança.
1-
Escolha da moto.
Quando
pensamos em trilhas de moto, logo associamos a um cenário de natureza , terra,
Portanto,
devemos pensar nas opcoes disponiveis no mercado, ao alcance de nossos
bolsos e que proporcione confiabilidade e prazer na pilotagem.
As
motos importadas, de alto desempenho e tecnologia
(e
alto custo de aquisição) tem como ponto negativo o custo de manutenção, alem da
excasses de peças de reposição.
As
motos nacionais perdem em tecnologia, mas em contrapartida possuem ampla gama
de peças de reposição, acessórios e custo baixo de manutenção,
tornando-se a opção mais viável para quem esta começando no cenario Off
Road ou ainda não tem bala para montar numa especial.
YAMAHA
DT 180
Considerada
a `Rainha das Trilhas` por sua vocação OffRoad. Moto leve e de fácil manuseio,
com pequenas alterações torna-se uma verdadeira guerreira das trilhas, sendo
ainda, apesar de sua fabricação ter sido interrompida há anos, a moto mais
utilizada nas trilhas por todos os circuitos. Contando com motor 02 tempos
refrigerado a ar e
uma
potencia declarada de 16 CV, freios dianteiros e traseiros a tambor, é a moto
mais barata do mercado a disposição dos treeiros. Tem como ponto fraco o
desempenho nos trechos de alta alem do sistema de freio dianteiro a tambor. A
DT 180 Z conta com freio dianteiro a disco, o que melhora sensivelmente a
eficiência das frenagens.
Como
pontos fortes podemos destacar seu baixo custo de manutenção, sua
resistência
e durabilidade natural, fatores importantes a considerar numa moto de trilha.
Preço
estimado R$ 1000,00 a R$ 2500,00
YAMAHA
DT 200 / DT 200 R
Sucessora
da DT 180 mas com significativas melhorias mecânicas e estéticas, equipada com
motor de 200 cc, refrigerada a água e com uma potência próxima dos 23 CV, conta
ainda com um dispositivo elétrico de torque acionado próximo dos 3000 giros, o
YPVS. Este equipamento confere a DT 200 uma agilidade e respostas dignas de uma
especial, permitindo uma retomada de aceleração forte e consistente em qualquer
situacao. Seus pontos fortes são exatamente o desempenho e prazer na tocada.
Tem
como maior ponto fraco sua relativa fragilidade
e
custos de manutenção. Contando com freios dianteiros
a
disco de série, a versao 200 R ainda conta com freios
traseiros
a disco, suspensão reforçada a gás
e
tanque estilizado. Uma otima opção para trilheiros mais experientes e que
querem um pouco mais de potência. Preço estimado R$ 1800,00 a R$ 5000,00,
dependendo muito do estado de conservação da moto.
HONDA
XR - 200
Moto
da linha Honda com vocação Off Road. Comercializada em larga escala tambem para
uso em asfalto, trata-se de uma genuina 04 tempos, com 200 cc, bom torque nas
acelerações e 18CV disponiveis . Conta com a ótima suspensao Pro Link e
refrigeração a ar. Tem ainda freio dianteiro de série a disco e traseiro a
tambor. Excelente opção para quem procura uma moto confiável, de desempenho
razoável e facilidade na pilotagem.
Seus
pontos fracos são a posição de pilotagem, muito deslocada para frente e
desempenho na retomada.
Seus
pontos fortes são a durabilidade do conjunto e simplicidade de condução , além
do bom torque em baixas rotações, baixo consumo e a facilidade da partida
elétrica, qualidades fundamentais nas trilhas travadas e atoleiros. Preço
Estimado R$ 2800,00 a R$ 5500,00, dependendo do ano e estado.
HONDA
XR 250 - TORNADO
A
preferida dos enduristas por sua resistência e desempenho.Contando com motor de
250 cc refrigerado a ar, freio a disco dianteiro de serie, suspensao Pro Link
dimensionada, refrigeração a ar e potência de 23 CV, a Tornado tem se
destacando no cenario Off road como a melhor opção nacional para quem busca
desempenho,
durabilidade e prazer na pilotagem. Seu maior ponto fraco fica por conta do
peso do conjunto. Para trilhas travadas e atoleiros ela se mostra um tanto
pesada, exigindo um esforço adicional
do
condutor. Em compensação para trilhas de alta, ela esbanja desempenho.
O
motorzão puxa mesmo em qualquer faixa de giros, mostrando-se então leve e
transmitindo confiança ao condutor.
Seu
sistema de freios assusta um pouco no inicio devido sua eficiência, e a posição
de pilotagem é uma das melhores vistas ate hoje. Enfim, uma das melhores
opções nacionais no cenário Off Road.
Preço
estimado R$ 5000,00 a R$10500,00
AGRALE
SXT 27.5
A
Agrale, apesar de sua grande tradição no cenário Off Road, deixou seu público
na mão com a interrupção de sua linha de fabricação no Brasil há alguns anos
atrás. Moto de origem Italiana, diga-se Cagiva nacionalizada, resistente e de
ótimo desempenho nas trilhas. Foi campeã de MX nas mãos do piloto
paranaense, Nivanor Bernardes. No entanto é pouco encontrada pelas trilhas de
São Paulo. Segundo informações a fábrica, localizada em RS, ainda disponibiliza
peças novas para todos modelos. Vale a pena conferir.
AGRALE
S/A
Depto
de Vendas
Fone
- 54 - 238.80.90
Fax
- 54 - 238.80.99
SUZUKI
DR-Z 400
Agora,
se você tem bala e não quer andar atrás de ninguém na trilha, seja ela travada
ou de alta, recomendamos montar numa das mais potentes e nervosas 04 tempos disponíveis
no mercado. A Suzuki DR-Z400E. Verdadeiro canhão com motor monocilíndrico de
400 cilindradas, potência próxima dos 50 CV e um torque de dar inveja, o ronco
do seu motor impressiona na trilha.
Apesar
do porte, seu peso a seco está próximo dos 120 kg pois grande parte da moto é
feita de materiais leves como Alumínio e Magnésio. Suas suspensões são
excelentes, com diversos ajustes e regulagens.
Freios
a disco na dianteira e traseira, possibilitam frenagens firmes em qualquer
situação, alem de possuir farol dianteiro e uma lanterna traseira estilizada,
dando um charme e tornando-a inconfundivel nas trilhas.
KTM
Moto
importada de alta qualidade, fabricada na Austria, utilizando
componentes
de primeiríssima linha, esta marca vem se destacando nas
competições
Off Road de forma significativa. Basta lembrarmos suas recentes vitorias
no
Rally Paris-Dakar. Possui suspensoes W.P. com uma infinidade de regulagens e
freios italianos Brembo, os mais utilizados em competições pelo mundo afora.
Muito leves e resistentes, possuindo modelos 2T e 4T, estas motos costumam
ultrapassar facilmente a casa dos 50 cv de potência. Otima opção para quem pode
desembolsar uma quantia próxima dos U$12.000,00 .
PREPARAÇÃO
BÁSICA
Em
primeiro lugar, retire todos equipamentos e acessorios como, piscas, guidao,
lanternas,
coroa,
farois, painel de instrumentos, retrovisores, pedaleiras do passageiro, punho
de luz (punheteira),
pneus
e paralamas originais e guarde tudo numa caixa de papelao bem protegida de
umidade.
MODIFICACOES E
INSTALACOES
Abaixo
forneceremos uma lista de modificacoes e instalacoes que voce devera efetuar na
sua
moto com uma estimativa de custos.
Estas
modificacoes tem como objetivo deixar sua moto adequada e preparada para
enfrentar,
com
seguranca, as dificuldades e adversidades que as trilhas possam apresentar.
EQUIPAMENTOS
PREÇO
Prolongador
de suspensão dianteira e traseira R$ 15,00 o cjto
Pneus
fora de estrada (de cravos) R$ 230,00 o par
Number
Plate R$ 10,00 a unid.
Farol
para trilha R$ 70.00 a unid.
Paralama
dianteiro e traseiro para off road R$ 85,00 o par
Guidão
reforçado para enduro ou cross R$ 75,00 a unid.
Protetor
de guidão de espuma (proteção do peito e queixo) R$ 5,00 a unid.
Protetor
de mãos e manete (tipo concha ou envolvente) de R$ 12,00 a R$ 120,00 o par
Protetor
de motor (caso sua moto não tenha) R$ 120,00 a unid.
Filtro
auxiliar de combustivel entre a torneira e o carburador R$ 8,00 a unid.
Troca
do filtro de ar por um de espuma R$ 20,00 a unid
Retirada
ou corte da tampa protetora do pinhao sem custo
Desativação
do Sistema Autolub nas motos 2T para mistura óleo x gasolina direto no tanque
sem custo
Tomar
o cuidado de não quebrar o lacre da placa, fixe-a por tras das laterais da moto
sem custo
E
ainda, como opcional para melhoria do desempenho ou seguranca.
Troca
de Pinhão original por um de 13 ou 14 dentes com coroa maior e reforçada.
Relacao 13 x 52 ou 14 x 48 são muito usadas R$ 65,00
Relacao 13 x 52 ou 14 x 48 são muito usadas R$ 65,00
Capa
de disco de freio dianteiro R$ 35,00
Troca
da corrente original por uma reforçada de R$ 30,00 a R$ 85,00 a unid.
Capa
de banco anti-derrapante R$ 15,00
Adesivos
e pinturas esportivos, para dar um destaque a magrela R$ 115,00
Recomendamos,
caso voce não tenha prática ou conhecimento para efetuar as alterações
citadas,
que esta preparação seja feita por um profissional ou oficina especializada,
garantindo
uma
boa qualidade final do serviço e evitando possiveis quebras e futuros problemas
mecânicos
indesejáveis na trilha.

