Na maioria das vezes, pilotos só prestam atenção na mecânica e esquecem problemas que são vistos a olho nuVocê sabia que os pneus de uma moto merecem uma atenção especial? Para quem não sabe, são eles a garantia da grande parte da segurança. De acordo com especialistas as duas rodas precisam estar boas condições de uso para não causar um problema maior durante o percurso. O passo mais simples é a calibragem.
A calibração em motos, geralmente, segundo especialistas, deve ser feira de três a quatro vezes mensalmente, caso contrário, afetará de forma negativa a condução de pilotar FOTO: JOSÉ LEOMAR
Para quem acha simples, de acordo com experts, ela influencia muito a condução. Geralmente, no manual do fabricante, está discriminado qual é a calibragem correta dos pneus para andar sozinho ou não, segmento ou estradas a que o motociclista irá enfrentar.
"Uma dica é se você vai andar em estradas de barro, de difícil acesso, a moto tem que Off-road. Já a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Neste caso, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos, deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia dela. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária", declara o Carlos Monteiro, piloto de motocross e trilheiro, segundo ele, nas horas vagas.
Por outro lado, quem é do meio, explica que para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus tem que ser alta, perto de 35 lbs. "Quanto mais cheio o pneu, menos esforço o motor terá e maior será a economia de combustível e a velocidade", ressalta Ítalo Resende, integrante de um motoclube cearense há 10 anos.
"Porém, é bom salientar que pneus muito cheios, além da conta, tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto", ressalta Armando Rocha, fretista do Posto Sobral.
Experiente no ramo e acostumado a calibrar todo dia, ele aconselha que deve-se ter atenção ao desgaste. A durabilidade depende da forma de conduzir a moto. Pode-se esperar que em uma moto 125cc o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 5 mil km", calcula. Ele declara que quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu se desgastar, "mas isso vai depender da forma como o piloto sai com a moto (arrancada), freia e faz curvas".
Segundo ele, em modelos urbanos, as medidas para calibrar pneu são interessantes.
"No dianteiro, por exemplo, sempre pede-se menos libras, podendo variar de 28 a 29. Isto para a maioria dos modelos. Porém, se o piloto andar sozinho, o pneu traseiro deve receber em torno de 30 libras. Se for andar com um pouco mais de peso, é preciso calibrar com 32 libras. No fundo, a dica é sempre entender melhor o que é pedido para o seu modelo, que possui tamanho e também peso único", finaliza.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
Para quem acha simples, de acordo com experts, ela influencia muito a condução. Geralmente, no manual do fabricante, está discriminado qual é a calibragem correta dos pneus para andar sozinho ou não, segmento ou estradas a que o motociclista irá enfrentar.
"Uma dica é se você vai andar em estradas de barro, de difícil acesso, a moto tem que Off-road. Já a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Neste caso, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos, deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia dela. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária", declara o Carlos Monteiro, piloto de motocross e trilheiro, segundo ele, nas horas vagas.
Por outro lado, quem é do meio, explica que para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus tem que ser alta, perto de 35 lbs. "Quanto mais cheio o pneu, menos esforço o motor terá e maior será a economia de combustível e a velocidade", ressalta Ítalo Resende, integrante de um motoclube cearense há 10 anos.
"Porém, é bom salientar que pneus muito cheios, além da conta, tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto", ressalta Armando Rocha, fretista do Posto Sobral.
Experiente no ramo e acostumado a calibrar todo dia, ele aconselha que deve-se ter atenção ao desgaste. A durabilidade depende da forma de conduzir a moto. Pode-se esperar que em uma moto 125cc o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 5 mil km", calcula. Ele declara que quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu se desgastar, "mas isso vai depender da forma como o piloto sai com a moto (arrancada), freia e faz curvas".
Segundo ele, em modelos urbanos, as medidas para calibrar pneu são interessantes.
"No dianteiro, por exemplo, sempre pede-se menos libras, podendo variar de 28 a 29. Isto para a maioria dos modelos. Porém, se o piloto andar sozinho, o pneu traseiro deve receber em torno de 30 libras. Se for andar com um pouco mais de peso, é preciso calibrar com 32 libras. No fundo, a dica é sempre entender melhor o que é pedido para o seu modelo, que possui tamanho e também peso único", finaliza.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
