Parece nome de chiclete, relógio ou brinquedo, mas a sigla P-Cloc,
criada pelo centro de treinamentos da Honda (CETH) é uma rotina de
inspeção que ajuda a manter os principais sistemas da moto funcionando
perfeitamente e aumenta a segurança passiva.
Recentemente estava em uma concessionária comprando peça para minha
moto e acompanhei a chegada de um motociclista, aparentemente novato,
apesar de já ser meia-idade. Ele encostou a moto e pediu para trocar uma
lâmpada da lanterna traseira, que é uma operação tão simples que não
demora nem 10 minutos e exige apenas o conhecimento em soltar e apertar
dois parafusos!
Meu lado jornalista foi mais forte e fui xeretar para conhecer mais sobre o motociclista. Foi quando ele confessou: "nunca cheguei nem perto de uma chave de fenda, não sei nada de mecânica".
Meu lado jornalista foi mais forte e fui xeretar para conhecer mais sobre o motociclista. Foi quando ele confessou: "nunca cheguei nem perto de uma chave de fenda, não sei nada de mecânica".
Mas eu tenho uma notícia para dar a quem pretende ser motociclista:
apesar de as motos hoje serem infinitamente mais resistentes e
confiáveis do que nos anos 80 (quando viajávamos com uma mini-oficina da
mochila), um pouco de conhecimento de mecânica vai ajudar muito a
aproveitar melhor sua moto, além de envolver a segurança. Trocar uma
lâmpada de lanterna de moto é muito mais simples do que de uma luminária
da sua casa!
Veja alguns itens do conceito P-Cloc.
Veja alguns itens do conceito P-Cloc.
Entre os principais responsáveis pelos acidentes de trânsito está a
falta de manutenção preventiva. Não confundir com defeitos do veículo. A
falta de manutenção pode agravar uma situação de emergência. Pneu gasto
pode aumentar os espaços de frenagem, especialmente na chuva. Pneu
descalibrado, muito murcho, pode causar o detalonamento quando o pneu
gira na roda e arranca a válvula ou sai do aro. Uma corrente frouxa pode
se soltar e provocar o travamento da roda traseira. A rotina de
inspeção obedece a sigla P-CLOC
Pneus e rodas – Deve-se observar a pressão uma vez por
semana e o estado de conservação. Pneus ficam gastos e também velhos!
Verifique se há objetos presos como cacos de vidro, pregos, pedras, etc.
O maior fator de consumo de pneu é o excesso de peso.
Verifique sempre o estado das rodas. Se houver amassados ou trincas
é preciso substituir ou consertar para evitar a perda repentina de
pressão. No caso dos pneus sem câmara, quando trocar aproveite e troque
os bicos das válvulas, porque são baratos e evitam vazamentos.
Comandos e cabos – Verifique a lubrificação, estado e
funcionamento. Atualmente os cabos duram muito mais, mas nas motos com
embreagem por cabo é bom usar um óleo fino em spray uma vez por mês para
reduzir o atrito mecânico com a alavanca de embreagem.
Luzes – A moto é por natureza um veículo pequeno. Se as
luzes estiverem queimadas torna-se menos visível ainda. O farol deve
permanecer aceso durante todo tempo, inclusive de dia. E sem lanterna
traseira a moto desaparece na escuridão. Com exceção do farol, trocar as
lâmpadas é uma operação muito simples e rápida.
Óleo e gasolina – O óleo representa o sangue do motor.
Quanto mais limpo estiver maior será a vida do motor. Verifique
quinzenalmente o nível do óleo e complete, se necessário. Lembre que
todo motor consome óleo, é natural pelo aquecimento, portanto não deixe
para verificar somente na hora da troca. E respeite os limites indicados
pelo fabricante da MOTO e não do óleo!
Corrente – Nada pode ser pior do que ficar parado com a
corrente quebrada! Lubrifique semanalmente a corrente apenas com óleo ou
graxa em spray. Não use graxa normal e jamais lave com solventes
(querosene, gasolina etc) porque resseca os anéis de borracha dos elos.
Faça a regulagem mensalmente. Uma corrente folgada pode escapar, travar a
roda e provocar uma queda. Se a regulagem da corrente chegar ao fim,
troque-a não corte elos da corrente porque além de perder resistência
não vai mais "casar" com a coroa e o pinhão.
Matéria exibida em : www.revista.webmotors.com.br
Sempre importante fazer a manutenção das
ResponderExcluirmotos para não ter problemas na estrada