Entenda as regras do Motocross


Pistão Envenenado - Motocross

1 - TÍTULO E GENERALIDADES
O Campeonato Brasileiro de Motocross é organizado e supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo, e realizado, segundo suas diretrizes, pelas Federações Estaduais locais. Assim sendo, este Campeonato é de propriedade da CBM. Deverá ocorrer entre 20 de janeiro e 21 de dezembro de 2012. O Campeonato será realizado com oito (08) etapas.
2 - PILOTOS
2.1 - Licenças
A participação no evento é restrita aos portadores de licença válida da CBM para o ano. Poderão participar das provas pilotos convidados (ULM/FIM), concorrendo aos troféus e premiações, sem, contudo, marcarem pontos no Campeonato.
2.2 - Da Filiação e Participação de Pilotos Estrangeiros à CBM, marcando pontos no Campeonato Brasileiro.
A participação de pilotos estrangeiros pontuando no Campeonato será obrigatoriamente em equipes, e está sujeita à apresentação dos documentos abaixo citados:
Autorização da Federação de origem permitindo a transferência do referido piloto para a CBM.
Contrato, registrado, de trabalho ou de prestação de serviço e/ou de patrocínio para com a equipe, de acordo com a legislação brasileira
Contrato de trabalho ou de prestação de serviço e/ou patrocínio de 2 (dois) pilotos brasileiros, nas mesmas condições técnica e equipamentos (motocicletas e peças)
3 - MOTOCICLETAS E CLASSES
3.1 - Categorias:
65cc 2T de 59cc a 65cc. Pilotos de 7 a 12 anos
85cc 2T de 70cc a 105cc e 4T de 75cc a 150cc. Homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos
MX3 2T de 100cc a 250cc e 4T de 175cc a 450cc. Homens de 35 a 55 anos e mulheres de 17 a 55 anos
MX2 2T de 125cc a 150cc e 4T de 175cc a 250cc. Pilotos de 14 a 23 anos.
MX1 2T de 125cc a 250cc e 4T de 175cc a 450cc. Pilotos de 17 a 55 anos
A cor de fundo de numeral da motocicleta deve seguir a tabela abaixo, sendo que o número um (1) só pode ser usado pelo campeão da respectiva classe com fundo vermelho e numero branco. A partir da segunda etapa o líder da temporada na respectiva classe poderá usar fundo vermelho com numero branco.
65cc e 85cc - fundo branco e número preto.
125cc 2T e/ou até 250cc 4T - fundo preto e número branco
250cc 2T e/ou 450cc 4T - fundo branco e número preto
3.2 - Escolha da Motocicleta
Será permitido no máximo, 2 (duas) motos para cada piloto.
Os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera (parque fechado), de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
3.3 - Classes
Para determinação da categoria do piloto pela idade máxima, será observada a sua idade no dia 01/01/2012.
Para determinação da categoria pela idade mínima será observado o ano em que completa a idade mínima, por exemplo, na classe MX3 fica estabelecido que os pilotos devem ser nascidos até o ano de 1977. Os pilotos que completam a idade mínima durante o ano vigente poderão participar desde o inicio do ano.
Os pilotos poderão competir em mais de uma classe, desde que com as devidas motos e condições específicas, ressalvadas as restrições das classes MX1 e MX2, onde o piloto deverá optar no inicio do Campeonato em qual classe irá competir.
Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado pelo seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório.
O piloto que optar em correr em duas ou mais classes, poderá marcar pontos nas referidas classes.
3.4 - Motos, pneus e demais componentes e equipamentos poderão ser homologados como monomarca, desde que divulgados com, no mínimo, 15 dias antes do inicio do Campeonato.
3.5 - Números de Largada
Os pilotos utilizarão números de acordo com uma reserva feita na CBM, por todo o ano.
O numero 1 (um) de cada classe será reservado ao campeão de 2011 da respectiva classe.
É obrigatório usar número de largada dorsal, que deve ser legível e de material durável. A falta de numerais legíveis poderá acarretar penalizações.
4 - PERCURSO
O percurso deverá ser homologado pela CBM e ABPMX - Associação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo.
Para todas as classes o percurso poderá ser alterado, desde que autorizado pelo Júri de Prova Em caso do traçado ser alterado durante o curso do evento, todos os pilotos terão a possibilidade de dar, no mínimo, 1 (uma) volta de inspeção no novo traçado.
5 - OFICIAIS
As ações serão interpretadas pelos oficiais responsáveis de acordo com a legislação desportiva vigente e os regulamentos esportivos específicos da CBM; aquelas consideradas como antidesportivas, ou em desacordo com os interesses do esporte ou do evento em questão, estão sujeitas a sanções disciplinares previstas pelo Código Brasileiro de Justiça Disciplinar e Desportiva.

5.1 - JÚRI
O Júri de Prova será composto por três membros e será nomeado pela CBM
6 - REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar de acordo com o modelo oficial da CBM.
6.1 - Condições de Inscrição
Para o Campeonato Brasileiro de Motocross 2012 as inscrições deverão ser feitas antecipadamente ATRAVÉS DO SITE www.cbm.esp.br até a QUARTA-FEIRA que antecede à prova. Qualquer inscrição realizada após este prazo sofrerá um aumento de 50%. O prazo final de inscrição é a sexta-feira anterior à etapa, na secretaria de prova, no local do evento. As inscrições feitas antecipadamente somente terão validade após pagamento do boleto bancário.
Não serão aceitas inscrições feitas por deposito bancário na conta da CBM (somente pelo pagamento do boleto extraído do site).
É obrigatório para todos os pilotos inscritos no Campeonato Brasileiro de Motocross apresentar atestado médico de aptidão para a prática esportiva em sua primeira participação no Campeonato.
6.2 - Linha de Largada
Serão permitidos, no máximo, 40 (quarenta) pilotos para largar em cada classe. A seleção destes pilotos se dará pela classificação do(s) treino(s) cronometrado(s). Além dos 40 classificados, os próximos dois tempos (41º e 42º) valerão como reserva no caso de alguma desistência antes da largada oficial. Na falta do cronometrado o Warm Up poderá ser usado como classificação, e na falta deste o treino livre. Na impossibilidade de qualquer classificador, o Júri decidirá o critério a ser adotado.
7 - TREINOS
Durante os treinos, cada piloto poderá utilizar somente as motocicletas examinadas e aprovadas na inspeção técnica sob o seu respectivo nome e numero de largada - no máximo 2 (duas). Uma motocicleta só pode ser apresentada na inspeção técnica com o nome de um piloto que irá utilizá-la.
Os treinos são proibidos no período de meia hora que antecede a largada da corrida da mesma classe, salvo a ocorrência de permissão dada pelo Diretor de Prova por razões específicas, devidamente aprovadas pelo Júri de Prova.
Treinos Livres:
Será organizada, no mínimo, uma sessão de treinos livres da seguinte forma:
30 (trinta) minutos para as classes MX1 e MX2, e 20 (vinte) minutos para as classes 65cc, 85cc e MX3.
À critério da Direção de Prova, os pilotos inscritos e aprovados na inspeção técnica, em uma determinada classe, poderão ser distribuídos em grupos.
É proibida a troca de grupos durante os treinos.
Caso o número de pilotos inscritos e aprovados seja impar, o grupo "A" ficará com um piloto a mais que os outros grupos.
Os horários dos treinos livres serão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.
7.1 - Treinos Cronometrados:
Para que o tempo do piloto possa ser considerado válido, este deverá completar, no mínimo, 1 (uma) volta completa em relação ao ponto de chegada.
Os horários dos treinos cronometrados serão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.
O resultado do(s) treino(s) cronometrado(s) decidirá (ão) a participação dos pilotos reservas.
O tempo dos pilotos que terminarem suas voltas até 5 (cinco) minutos após o término do treino será considerado.
Em caso de empate no melhor tempo, o segundo melhor tempo dos pilotos empatados será considerado e assim sucessivamente.
7.2 - Seleção de Pilotos

A seleção dos pilotos que irão participar da largada acontecerá após o(s) treino(s) cronometrado(s), ou o seu equivalente, e somente 2 (dois) pilotos reservas serão apontados para uma eventual participação na prova.
A decisão final quanto à substituição de um ou mais pilotos será tomada 10 (dez) minutos antes do horário da largada de cada prova estabelecido no Regulamento Suplementar, independentemente dela ocorrer, ou não, no horário previsto.
A Direção de Prova poderá a qualquer tempo, e por sua livre avaliação técnica, desclassificar qualquer piloto que julgue não estar apto a competir, sem ressarcimento do valor da taxa de inscrição.
7.3 - Resultado(s) do(s) Treino(s) Cronometrado(s)
Os resultados do(s) treino(s) cronometrado(s) devem ser homologados pelo Júri de Prova.
8 - SILÊNCIO NOS BOXES
O silêncio nos boxes deve ser respeitado entre 22:00 e 06:00 horas, nas noites anteriores à treinos e competições.
9 - HORÁRIOS DO EVENTO
O evento será realizado com treinos sábado para todas as categorias e as provas das categorias 65cc e MX3.
No domingo acontecem as provas das classes 85cc, MX2 e MX1, sendo que as classes MX2 e MX1 serão realizadas em duas baterias de 30 minutos.
Na quinta-feira após o encerramento das inscrições serão divulgados e confirmados no site da CBM os horários dos treinos e provas.
Salvo situações extremas e força maior, os horários poderão ser alterados.

10 - PROVA
10.1 - Programa das Provas
Todos os eventos devem ser organizados em:
Duas (2) provas para cada uma das classes MX2 e MX1, de 30 (trinta) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa, com pontuação e premiação por prova.
Uma (1) prova para a classe MX3, de 20 (vinte) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa.
Uma (1) prova para a classe 85cc, de 20 (vinte) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa.
Uma (1) prova para a classe 65cc, de 15 (quinze) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa.
Os horários de largada de cada prova estarão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.

10.2 - Procedimento de Largada
O procedimento a ser aplicado na zona de espera, antes de cada largada, será o seguinte:
10 (dez) minutos antes da largada, a zona de espera é fechada: Todas as motocicletas devem estar na zona de espera, independentemente da largada ocorrer, ou não, no horário estabelecido no Regulamento Suplementar.
A penalidade para esta violação é a perda de seu tempo cronometrado passando a ser o último tempo. (tendo o direito de entrar apenas após o segundo reserva, se o “gate” não estiver completo, no caso de chegar ao parque fechado após a primeira moto já ter entrado na pista ou se dirigido ao “gate” de largada).
7 (sete) minutos antes da Largada: Após um sinal, realizarão uma volta de reconhecimento da pista, retornando a zona de espera.
Os pilotos terão 4 minutos para a volta de reconhecimento.
Ao final dos 4 minutos o piloto que não houver regressado a zona de espera estará desclassificado, dando lugar aos reservas.
A volta de reconhecimento não é obrigatória. Em caso de não ser realizada, o piloto deve aguardar autorização da Direção de Prova para dirigir-se ao local de largada.
Após a decisão do Diretor de Prova de que a prova deve iniciar-se e após um sinal, os pilotos deverão deixar a zona de espera, para alinhamento no gate de largada. O mecânico poderá acompanhar o piloto no gate de largada até o momento da bandeira verde, e deverá se dirigir ao pit-stop assim que a mesma for agitada.
A ordem de escolha da posição de largada dos pilotos no gate para a prova é determinada pelos resultados dos treinos cronometrados ou equivalentes.
Não é permitida uma segunda fila no Campeonato Brasileiro de Motocross, devendo o gate de largada possuir 40 (quarenta) posições.
Após o piloto tomar sua posição no gate de largada, ele não pode mudar de posição, voltar à zona de espera ou receber assistência antes da largada.
Se o piloto tiver um problema mecânico no gate de largada, ele deverá aguardar por assistência após a largada ter sido efetuada. Após a largada ele poderá receber assistência de seu mecânico apenas em sua posição.
A área em frente ao gate é considerada pista e qualquer auxilio nesta área será considerada ajuda externa não permitida.
Uma largada coletiva será feita com os motores ligados. O Comissário levantará uma bandeira verde, momento a partir do qual os pilotos estão sob seu controle, até que todos os pilotos estejam sobre a linha de largada.
Quando todos os pilotos estiverem sobre a linha de largada, o Comissário levantará uma placa com "15 segundos".
No final dos 15 (quinze) segundos, ele levantará uma placa com "5 segundos" e o gate irá desarmar entre 5 (cinco) e 10 (dez) segundos após mostrada a placa de "5 segundos".
A CBM irá designar uma pessoa para controlar o momento de liberação do gate de largada.
Um obstáculo poderá ser instalado atrás do gate de largada para impedir que os pilotos se afastem do gate de largada.
É proibido o uso de qualquer artifício, que não o original, para ligar a motocicleta no gate de largada.
A área em frente ao gate de largada será restrita e será preparada de modo consistente, dando condições tão iguais quanto possíveis para todos os pilotos. Ninguém, exceto Oficiais e fotógrafos, será autorizado a permanecer nesta área, e nenhum tratamento da área é permitido.
Ninguém, exceto Pilotos, Oficiais e Fotógrafos, está autorizado a permanecer na área atrás do gate de largada. Os pilotos estão autorizados para tratar esta área, contanto que nenhum material ou ferramenta sejam usados, ou assistência externa seja fornecida.
Na área em frente ao gate de largada não é permitido nenhum tipo de preparo, podendo o piloto ou membro de equipe que infringir esta regra ser penalizado.
10.3 - Largadas Falsa
Todas as largadas falsas serão indicadas por 1 (uma) bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão retornar à zona de espera e a nova largada acontecerá assim que possível.
10.4 - Reparos e Substituições
Os pilotos terão a possibilidade de reparar a motocicleta e substituir o silencioso na zona de reparos da pista (pit stop) durante a prova.
1 - PARADA DE UMA PROVA
O Diretor de Prova tem o direito, sob sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança, ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou cancelar uma parte ou todo o evento.
Se uma prova é interrompida até que a segunda volta tenha sido completada uma nova largada será realizada imediatamente, sendo a troca de motocicleta proibida.
Se uma prova é interrompida depois da segunda volta e a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a participação dos pilotos que ainda estiverem na prova.
Os pilotos retornarão para os boxes e a nova largada acontecerá em, no mínimo 15 (quinze) minutos após a paralisação da prova.
Os pilotos reservas podem participar na nova largada se um ou mais participantes estiverem inaptos a participarem ou foram excluídos pelo Diretor de Prova.
O Diretor de Prova pode excluir um ou mais pilotos de participarem da nova largada, no caso de serem julgados culpados pela paralisação da prova.
Se uma prova é paralisada após transcorrida a primeira metade do tempo previsto, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. O(s) piloto(s), indicado(s) pelo Diretor de Prova como responsável(is) pela bandeira vermelha, será(ão) colocado(s) atrás dos demais pilotos, tendo completado um número igual ou maior de voltas.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br
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Autor Geração Wi-fi - Conectados em Cristo

“Não tenha limites, viva uma aventura, a adrenalina é melhor quando sentida ao extremo” #Pistao Envenenado.

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